THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

l

l

Os 14 Estágios Emocionais do Investidor

Escola de Investimentos      quinta-feira, 9 de junho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Os 14 Estágios de Negociação na Bolsa e Seus Componentes Emocionais

O Gráfico abaixo mostra uma representação visual dos 14 estágios de Negociação na Bolsa de Valores e os componentes emocionais envolvidos em cada um deles. É importante para todos que querem investir ou já invistam em ações, saberem exatamente em qual estágio está, refletir sobre ele e tomar uma decisão baseada em sua estratégia de investimentos. Olhe periodicamente para este gráfico e se pergunte: Em que estágio estou agora? Qual é a decisão a tomar neste momento?



 

OTIMISMO - Tudo começa com um palpite ou uma perspectiva positiva que nos leva a comprar uma ação.


AGITAÇÃO - O preço da ação começa a subir e começamos a nos sentir agitados, começamos a olhar o valor das ações de vez em quando durante o dia. Começamos a montar uma história de sucesso em nossa mente, mas neste momento somente baseada em ideias.


ANIMAÇÃO - A ação continua subindo e passamos da agitação para a animação, começamos a nos sentir "espertos", "inteligentes" e passamos a ganhar total confiança em nossa estratégia, mesmo que ela tenha sido um palpite de um amigo, de uma corretora ou de um banco, e não fruto de nossa própria análise e decisão.


EUFORIA - Este é o estágio de maior risco financeiro, o preço da ação está nas nuvens, o ganho até aquele momento é fantástico. Nosso investimento se transformou em lucro rápido e fácil, e aí começamos a ignorar o conceito básico de risco e começamos então a comprar mais ações, qualquer palpite de amigo, qualquer relatório de banco ou corretora que chegue em nossas mãos recomendando compra, saimos comprando... Tudo para fazer mais um dinheirinho!


ANSIEDADE - Aqui os preços pararam de subir! A Bolsa começa a mostrar seus primeiros sinais de que é hora de vender suas ações e aguardar uma nova boa oportunidade. É um momento para revermos nossa carteira e, se preciso, vender alguma ação e comprar outra com melhor risco X retorno. Mas não! nos esquecemos de nossa estratégia de investimentos, e o principal, esquecemos que - "Lucro Bom É Lucro no Bolso!". A ganância aqui chega a seu ápice e que a ação que já subiu 20% vai subir mais ainda...


NEGAÇÃO- As ações começam a reverter sua tendência de alta para baixa. A Bolsa de Valores começa dar sinal de queda pois as pessoas que compraram como você, começam a vender sua ações. Mas você quer negar essa situação, o pensamento predominante é de que deve haver algo de errado com nossa estratégia, com o programa que estamos usando, enfim, qualquer coisa é motivo para não vendermos e a nossa ganância de "longo prazo" agora encurta para uma esperança a curto prazo de uma melhoria.


MEDO - A realidade do mercado agora é totalmente confusa. Passamos a acreditar que os preços das ações não não voltarão mais aos patamares que compramos. Percebemos que talvez a decisão tomanada não tenha sido tão "esperta" e " inteligente" como pensamos, e nos perguntamos se realmente tínhamos uma estratégia. Neste ponto, a menos que esteja em sua estratégia, devemos sair com um pequeno lucro e aguardar outra compra baseada em nossa estratégia, aceitar que erramos e seguir em frente, mas por algum motivo estúpido, continuamos com posse daquela ação.


DESESPERO - Já não sabemos como agir. Todo o lucro obtido já se foi neste ponto, tivemos a nossa chance de colocar o lucro no bolso, mas perdemos o momento. Sem saber como agir, tentamos fazer alguma coisa para, pelo menos empatar. Compramos mais ações a preçõs mais baixos para fazer um preço médio mais baixo, etc... enfim, estamos dispostos a fazer qualquer coisa.


PÂNICO - Este é, de longe, o estágio de maior estresse emocional. Os gurus, as salas de chats, os relatórios de recomendações já não servem mais pra nada. Nos sentimos totalmente impotentes. Neste estágio sentimos que estamos totalmente a mercê do mercado e não têmos absolutamente nenhum controle sobre a situação. O estresse emocional aqui é próximo da insanidade.


RENDIÇÃO - Aqui entregamos os pontos, o estresse é tão grande que não suportamos e acabamos vendendo nossas ações para evitar perdas maiores.


ABATIMENTO - Assim que acabamos de vender o sentimento predominante é - "Nunca mais vou comprar ações na minha vida!". Essa coisa de Bolsa de Valores e Ações não são para mim, e devo ficar o mais longe possível disso. No entanto, pela maior irônia, este é exatamento o melhor ponto para maior oportunidade financeira para comprarmos... 


DEPRESSÃO - Como nos 5 estágios do luto / perda, aqui é o momento em que choramos, rezamos, fazmos alguma coisa para esquecer o que aconteceu. Alguns bebem, outros toma remédios, etc. O sentimento de culpa é grande - " Como pude ter sido tão burro assim?". Mas aqui também é o momento em que alguns tem coragem de pegar seus registros e, olhando para trás começam quais foram os erros, o que fizeram de errado. Aqui separamos os homens dos meninos, aqui nascem os Investidores Bem Sucedidos, aprendendo com os erros do passado.


ESPERANÇA - Como tudo na vida, o conhecimento é a base de tudo, e olhando para os erros e aprendendo com o passado, voltamos a acreditar que ainda podemos investir na Bolsa de Valores de maneira consciente, tomando suas próprias deciões e não dependendo de dicas, chats ou gurus! Verificamos os ciclos do mercado e começamos a analisar novas oportunidades e, se nossa estratégia aperfeiçoada nos permitir, voltamos a comprar a preços atrativos.


ALÍVIO - Finalmente estamos comprados, o mercado esta retomando uma tendência positiva e começamos a ver nossos investimentos dando lucro novamente. Recuperamos nossa fé, ainda que de forma tímida, e em nossa capacidade de investir o nosso dinheiro, tomando nossas próprias decisões baseadas em nossas próprias estratégias. O ciclo vai começar de novo, mas agora somos relamente Investidores!


Em que estágio você está???

Inclua seus comentários abaixo para sabermos onde você está neste ciclo. Não tenha medo de reconhecer que fase do ciclo você está e na maneira como seus sentimentos estão influenciando suas decisões! Só assim podemos te ajudar! #tamojunto

Até mais!

Termos de Uso | Política de Privacidade

© 2016 Escola de Investimentos. Todos direitos reservados

 

As informações, gráficos e exemplos contidos nesse Site e Blog possuem caráter apenas e tão somente educativo. Não devem, de nenhuma forma, serem entendidos como recomendação de compra ou venda de ações, ou de contratação de serviços de bancos ou corretoras.

Como uma Escola de Investimentos, nós não oferecemos recomendações de investimentos.